A Fascinação pelas Estatísticas nos Videogames
Desde que o primeiro videogame apareceu em nossas telas (Tennis for Two, em 1958, caso você estivesse se perguntando), jogadores e espectadores têm sido obcecados pelas estatísticas. Desde tempos de volta a sequências de mortes, horas jogadas até rodadas completadas, as estatísticas por trás dos jogos nos mantiveram curiosos desde o princípio.
Os Jogos e Seus Desempenhos
Mas e os próprios jogos? Você já se perguntou como seus títulos favoritos se comparam uns aos outros ou como cada título individual se sai?
Os Verdadeiros Gigantes das Vendas de Videogames
Neste artigo, vamos apresentar um resumo dos verdadeiros campeões em vendas de videogames, explorando os títulos que dominaram as paradas e mantiveram os gamers de diversas gerações grudados em suas telas.
Junte-se a nós enquanto damos uma olhada mais de perto nos recordistas da história dos videogames e exploramos o que os torna tão populares.
*Nota: Os jogos nesta lista estão classificados pelo número de unidades de software vendidas mundialmente.
10. Super Mario Bros.
O primeiro da nossa lista é o amado Super Mario Bros. Lançado pela Nintendo em 1985 para o NES, este jogo clássico se tornou sinônimo de nostalgia da infância para gamers em todo o mundo. O primeiro jogo Mario que não era de fliperama, Super Mario Bros. foi inicialmente lançado no Japão para o computador familiar.
Famoso por ser “um dos grandes”, Super Mario Bros. já vendeu mais de 58 milhões de cópias mundialmente desde seu lançamento em 13 de setembro de 1985. O jogo também é reconhecido como um dos principais responsáveis pela revitalização da indústria dos videogames após o infame “crash” de 1983.
Se você fechar os olhos, pode quase ouvir a icônica música tema de Koji Kondo. Nostálgico, não é? Agora, Mario se transformou em uma vasta marca multimídia, com filmes, produtos e até comida — garantindo seu lugar de destaque na nossa lista, mesmo quatro décadas depois.
Fique ligado para mais Mario mais adiante na lista.
9. Terraria
Em seguida, temos Terraria, um impressionante jogo de ação e aventura no estilo sandbox que permite aos jogadores explorar, criar e lutar à vontade.
Com impressionantes 60,7 milhões de cópias vendidas até a redação deste texto, Terraria foi lançado em 16 de maio de 2011, pela 505 Games e Re-Logic, recebendo elogios imediatos por seu estilo único e abordagem clássica da criatividade.
Apesar de seu lançamento inicial para Windows, Terraria foi rapidamente portado para plataformas de PC e consoles para que mais jogadores pudessem aproveitar. Além de seu design retrô em 2D e seu mundo gerado proceduralmente, o sucesso de Terraria se deve em grande parte às suas constantes atualizações. Várias atualizações em grande escala (junto com uma comunidade de mods ativa e em crescimento) ajudaram Terraria a se manter fresco, novo e empolgante anos após seu lançamento.
8. The Oregon Trail
Vamos precisar limpar nossos consoles para este, pois em 8º lugar, estamos voltando a 1971 com mais um jogo retrô.
Se você jogou uma versão recente de The Oregon Trail — digamos, a versão American Settler de 2011 — pode se surpreender ao saber que este jogo começou como uma peça educacional interativa, projetada por professores para ensinar seus alunos sobre a vida dos pioneiros nos anos 1800!
Voltando no tempo, The Oregon Trail era um jogo baseado em texto que funcionava através de uma máquina de teletipo (sim, este jogo é tecnicamente pré-computador). Jogando como um líder de carroça, os alunos tinham que evitar ameaças historicamente precisas e sobreviver enquanto guiavam um grupo de colonos em direção ao Oregon.
Como o jogo passou de dever escolar para lenda dos videogames? Assim como Terraria, The Oregon Trail sobreviveu e prosperou ao longo de tantas décadas graças às suas múltiplas transformações gráficas e adaptações para diferentes consoles.
Lançado originalmente pela MECC em 3 de dezembro de 1971, o jogo rapidamente se tornou um clássico cult e já vendeu mais de 65 milhões de cópias em várias formas. Portanto, da próxima vez que você reclamar que seus professores não são legais, pense em Don Rawitsch, Bill Heinemann e Paul Dillenberger — os verdadeiros “caras legais” desenvolvedores de videogames.
7. Red Dead Redemption 2
Adicionando um jogo de tiro em primeira pessoa à lista, Red Dead Redemption 2 foi lançado pela Rockstar Games em 26 de outubro de 2018 e tem sido adorado pelos gamers desde então.
Permanecendo com o tema do Velho Oeste do século XIX, Red Dead Redemption 2 permite que os jogadores entrem nas botas do fora da lei Arthur Morgan, navegando pela sobrevivência em um mundo aberto repleto de inimigos, ameaças e interações imersivas.
Ampliando significativamente o primeiro jogo, RDR2 foi amplamente aclamado por seus visuais deslumbrantes, uma profundidade emocional surpreendente (sim, os cowboys também têm sentimentos) e atenção impressionante aos detalhes.
Desde seu lançamento, Red Dead Redemption 2 já vendeu mais de 70 milhões de cópias (e contando). Com um tempo de desenvolvimento de mais de oito anos, é também um dos videogames mais caros já feitos — então é uma boa coisa que vendeu tanto!
6. PUBG: Battlegrounds
PUBG: Battlegrounds foi lançado em 16 de outubro de 2018, pela Krafton e desde então já vendeu mais de 75 milhões de cópias. Inspirado pelo filme japonês de 2000 Battle Royale, PUBG: Battlegrounds coloca os jogadores em uma ilha onde precisam rapidamente reunir materiais e eliminar oponentes, enquanto permanecem dentro de uma “área segura” que está se reduzindo rapidamente no mapa.
Sob a direção criativa de Brendan “PlayerUnknown” Greene, que havia desenvolvido mods semelhantes em outros jogos, PUBG: Battlegrounds foi elogiado imediatamente tanto por jogadores quanto por críticos. Admitidamente, o jogo apresentou algumas falhas técnicas; porém, além disso, alcançou uma fama imensa, tornando-se um favorito entre os fãs e credenciado por popularizar o gênero battle royale.
Além de suas vendas recordes, o jogo estabeleceu sete Recordes Mundiais do Guinness e ganhou inúmeras indicações ao Jogo do Ano. Atualmente, PUBG continua sendo o jogo mais vendido no PC.
5. Mario Kart 8 / Deluxe
Dissemos que Mario faria outra aparição — desta vez sobre rodas! Encontre alguém que nunca jogou ou pelo menos ouviu falar de Mario Kart. Nós vamos esperar (bisavós não incluídos).
Mario Kart tem sido imensamente popular desde sua estreia no SNES em 1992. Agora, praticamente um nome familiar, irmãos têm brigado por quem pode jogar Mario há décadas. Mas Mario Kart 8 trouxe as corridas entre os encanadores, sapos e amigos para uma nova era de gamers com seu acabamento polido e conteúdo rico.
Lançado em 29 de maio de 2014 para o Wii U (com a versão Deluxe chegando ao Switch em 2017), Mario Kart 8 introduziu seções antigravidade, uma lista de pistas ampliada e um elenco de personagens que cresceu para 42 opções. Sem surpresa, tornou-se um sucesso tanto entre os fãs de longa data quanto entre os novatos.
Combinadas, as duas versões venderam aproximadamente 75,8 milhões de cópias globalmente, tornando Mario Kart 8 um dos títulos com maior venda de todos os tempos.
4. Ark: Survival Evolved
Em seguida, temos Ark: Survival Evolved, do Studio Wildcard. Lançado em 29 de agosto de 2017, Ark já vendeu mais de 76 milhões de cópias até o momento e — apesar de algumas controvérsias críticas — se mantém como um dos videogames mais populares de todos os tempos.
Quanto a lançamentos, Ark começou como um jogo de PC, com seu título de acesso antecipado sendo liberado em meados de 2015. Depois de contratar a Instinct Games, Efecto Studios e Virtual Basement para ajudar no desenvolvimento do jogo, o Studio Wildcard lançou o jogo oficial em 2017 para Linux, macOS, PS4, Windows e Xbox One.
Curiosamente, a recepção crítica inicial de Ark não foi amplamente positiva (embora suas vendas sugiram o contrário). O jogo foi descrito como muito severo e punitivo, com atividades excessivamente difíceis e alguns problemas de desempenho (especialmente na versão de 2018 para Nintendo Switch). No entanto, os jogadores adoraram sua jogabilidade de sobrevivência em mundo aberto, especialmente o domar dinossauros, então Ark prosperou — e continua a prosperar quase uma década depois.
3. Wii Sports
Você começou a assobiar a música tema automaticamente como nós? Este jogo de simulação esportiva fez as pessoas acidentalmente jogarem controles nas telas de TV à esquerda e à direita nos anos 2000 — e nós adoramos por isso.
O Nintendo Wii foi um enorme sucesso como console, apenas elevado pela interatividade divertida e a ética de “ficar em forma” que Wii Sports trouxe. Desde tênis, beisebol e golfe até boliche e boxe, Wii Sports é diversão para toda a família – e adiciona uma saudável dose de competição também.
Tornando-se o jogo da Nintendo mais vendido de todos os tempos (sim, realmente!), Wii Sports desde então se expandiu para uma sequência ainda mais popular, Wii Sports Resort (2009), e também foi lançado no Wii U e no Nintendo Switch em 2014 e 2022, respectivamente. Há até torneios de esports dedicados aos jogos realizados no Wii.
O jogo de simulação esportiva que não para de dar, desde seu lançamento em 19 de novembro de 2006, Wii Sports acumulou mais de 82,9 milhões de vendas, conquistando orgulhosamente seu lugar no pódio dos mais vendidos de todos os tempos.
2. Grand Theft Auto V
Ocupando o cobiçado segundo lugar, GTA V da Rockstar Games quebra recordes com impressionantes 210 milhões de vendas até o momento. Lançado em 17 de setembro de 2013, Grand Theft Auto V não apenas foi amplamente antecipado, mas também foi amplamente divulgado para uma base de fãs já fiel da franquia GTA.
Gerando $800 milhões no primeiro dia, GTA V tornou-se o produto de entretenimento mais vendido da história. Apenas três dias após o lançamento, ele já havia gerado $1 bilhão — estabelecendo novos padrões sem precedentes para a indústria de videogames. Esse número já subiu para $8,5 bilhões.
Críticos elogiaram a estrutura de múltiplos protagonistas e a jogabilidade imersiva do jogo, embora também tenha enfrentado controvérsia por suas representações de violência e tratamento de mulheres.
Em termos de prêmios, GTA V é um superador, ganhando inúmeros prêmios, incluindo o prêmio VGX de Melhor Trilha Sonora e o prêmio de Melhor Remaster de 2014.
1. Minecraft
Em primeiro lugar: Minecraft! Você está surpreso? Blocos e creepers estiveram por toda parte nos últimos anos — de salas de aula a camisetas.
Lançado em 18 de novembro de 2011, pela Mojang Studio, Minecraft conquistou o mundo, evoluindo para mais uma fenômeno cultural do que um jogo. Agora disponível em smartphones, praticamente todos os consoles, PCs e tablets, Minecraft é onipresente e não dá sinais de perder impulso tão cedo.
Sendo o jogo mais vendido de todos os tempos, Minecraft já vendeu mais de 300 milhões de cópias e conta com quase 170 milhões de jogadores ativos mensalmente. Isso é uma taxa de retenção considerável, se você nos perguntar.
Ganhando sua parte justa de prêmios, Minecraft é indiscutivelmente o videogame mais influente de todos os tempos. Ele foi popularizado não apenas pela publicidade, mas também através das mídias sociais, mercadorias, da Minecon anual e até mesmo do filme Minecraft (agendado para lançamento em 2025).
A Melhor Decoração de Videogames
Seja você um amante de Mario e Cia ou um fã incondicional de GTA, traga seus títulos favoritos para as paredes com a coleção de pôsteres metálicos temáticos de videogames da Uniquadro.
Desde clássicos dos jogos retrô como Pac-Man e Pong até seus atiradores em primeira pessoa favoritos, como Borderlands e Halo, temos tudo. Decore seu espaço de jogos com uma decoração de qualidade da nossa coleção de pôsteres metálicos hoje mesmo.
E, enquanto isso, mantenha-se atualizado com as últimas novidades do mundo dos jogos no blog da Uniquadro.