Não há nada como um bom Easter Egg nos jogos
Uma das coisas que trazem mais alegria aos gamers é descobrir um Easter Egg bem escondido. Como um presente secreto dos desenvolvedores (que muitas vezes você tem que trabalhar muito, muito duro para encontrar), esses Easter eggs têm surpreendido e encantado os jogadores desde os anos 70.
No entanto, com milhões de horas de gameplay e milhares de títulos, quais são os Easter eggs que realmente se destacam? Neste blog, vamos explorar desde a era Atari até os desertos de Fallout para trazer uma lista dos melhores Easter eggs de todos os tempos. Consoles preparados!
O que é um Easter Egg?
Um ‘Easter Egg’ é uma característica oculta, mensagem, imagem ou informação dentro de um meio eletrônico, como jogos, filmes, TV, ou software. Os Easter eggs têm sido escondidos em videogames desde a década de 1970 (mais sobre isso depois) e geralmente se apresentam como uma referência a outro jogo ou uma sequência de vídeo oculta para desbloquear. Tipicamente, os Easter eggs são escondidos nos jogos pelos seus criadores como uma forma divertida de se conectar com os jogadores e identificar suas criações.
Os Easter eggs não afetam o gameplay regular e são opcionais (se você os encontrar, é claro). Dito isso, os Easter eggs podem ser um elemento altamente intrigante e satisfatório de um jogo para tropeçar em áreas remotas, tentar combinações únicas de botões do controle, ou realizar uma sequência específica de ações.
Leia abaixo alguns exemplos lendários de Easter eggs em jogos de vídeo.
O Primeiro Easter Egg de Todos
Se você estava se perguntando de onde veio a ideia dos Easter eggs nos jogos de vídeo, terá que voltar até 1973 para o Moonlander da DEC, onde a primeira instância conhecida de um Easter egg pode ser encontrada.
No jogo, os jogadores podem optar por voar sua versão digital do Módulo Lunar Apollo através de várias telas do jogo. Se os jogadores viajarem horizontalmente o suficiente, eles encontrarão um McDonald’s e, se pousarem ao lado, seu astronauta pode visitá-lo e pedir “Dois Cheeseburgers e um Big Mac para viagem!”.
Embora primitivo pelos padrões de jogos atuais, a emocionante característica oculta do Moonlander encapsula o que significa ter um Easter egg em um jogo: um pequeno complemento surpreendente que encanta aqueles que têm a paciência (e sorte) de encontrá-lo.
O Easter Egg Legendário da Atari
Se você já leu sobre Easter eggs em videogames antes, você pode ter pensado que Adventure da Atari (1979) tem o primeiro exemplo – mas você estaria errado. Enquanto Moonlander leva esse título, Warren Robinett, desenvolvedor do Adventure, fez um Easter egg precoce que se tornou famoso entre os jogadores retrô.
Segundo a lenda dos games, quando o Adventure foi lançado, a Atari não estava publicando os nomes de seus programadores ativamente para evitar que fossem caçados por rivais. Frustrado com essa política, Robinett programou secretamente um sofisticado conjunto de etapas que permitiam aos jogadores carregar um pixel invisível e encontrar uma sala secreta contendo a mensagem “Criado por Warren Robinett”.
Aparentemente, um adolescente desavisado tropeçou nesta característica oculta cerca de um ano após o lançamento do jogo – e o resto, como dizem, é história dos jogos de vídeo. Novamente, embora não seja realmente o primeiro Easter egg de videogame, o Adventure da Atari certamente pode ser creditado como o mais inspirador – inspirando uma geração de desenvolvedores a adicionar características ocultas semelhantes aos seus jogos.
Black Ops 2: Retro Dentro do Moderno
Avançando cerca de trinta anos, chegamos ao nosso próximo grande Easter egg: a homenagem aos jogos retrô escondida em Call of Duty Black Ops 2.
Embora os jogadores retrô não sejam necessariamente conhecidos por serem os maiores fãs da franquia Call of Duty, talvez a Activision estivesse tentando espalhar o amor com este Easter egg.
No jogo, se no mapa Nuketown, os jogadores encontrarem vários manequins de aparência assustadora. Se os jogadores conseguirem cortar suas cabeças dentro de 30 segundos, a TV nas proximidades exibirá o logotipo da Activision antes de permitir que você jogue alguns clássicos da Atari como Kaboom!, River Raid, HERO e Pitfall II. Temos que dar um crédito à Activision por este, pois, embora não seja a primeira vez que jogos retrô aparecem como um Easter egg, a natureza inesperada e fora do comum deste definitivamente deixou os jogadores animados.
Doom II: Matar John Romero
Muitas vezes aclamado como um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais impressionantes dos primórdios dos games, Doom desfrutou de uma ascensão meteórica à fama dos videogames nos anos 90. Portanto, quando o Doom II Hell on Earth foi lançado em 1994, foi um sucesso instantâneo e apresentou aos jogadores novas características, incluindo um Easter egg bizarro com a cabeça de um de seus criadores.
Durante a luta contra o chefe final, o Ícone do Pecado, os jogadores podem atirar no ícone com um lança-foguetes, digitar o código de trapaça no-clip do jogo, e entrar na cabeça do demônio para encontrar a perturbadora cabeça do designer do Doom, John Romero. Neste Easter egg incomum, a cabeça fala com os jogadores ao contrário, dizendo, “Para vencer o jogo, você deve me matar, John Romero”. E, se os jogadores fizerem exatamente isso, o jogo termina. Bem meta, não?
Um Cachorro Maluco
Se você já jogou algum dos jogos Silent Hill, nós o perdoaríamos se não acreditasse em nós quando disséssemos que um final de Easter egg do Silent Hill 2 apresenta um adorável cachorro controlando o jogo inteiro. Sim, você leu corretamente.
Se os jogadores localizarem com sucesso a “Chave do Cachorro” em forma de osso (encontrada em uma casinha de cachorro, a oeste do Parque Rosewater) após completar três finais normais (In Water, Leave e Maria), então eles podem ir para a sala de observação e, depois de assistir a fita de vídeo, desbloquear o final do cachorro.
Neste Easter egg humorístico, o controlador mestre dos eventos do jogo é revelado de forma hilária como um shiba inu chamado Mira. Amada pelos fãs que a encontram, Mira agora apareceu em alguns jogos Silent Hill, proporcionando um alívio cômico muito necessário dos horrores do gameplay.
Assassin’s Peru?
Ok, este pode não ser o melhor Easter egg, mas certamente é um dos mais loucos – e nós sempre estamos aqui para coisas fora do comum.
Em Assassin’s Creed 3, se os jogadores conseguirem encontrar um peru vagando livremente e alimentá-lo com um petisco enquanto inserem o código clássico da Konami (Cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A), o peru se transforma e recebe seu próprio capuz dos Assassinos. Talvez não seja o Easter egg mais empolgante, mas há algo tão engraçado e incomum sobre os desenvolvedores de um jogo tão grandioso quanto Assassin’s Creed gastando tempo criando uma característica oculta em que perus usam trajes de cabeça.
A Farsa da Geladeira do Fallout
Se você é fã de Indiana Jones ou assistiu O Reino da Caveira de Cristal, certamente ouviu falar da indignação sobre a famosa cena do “fridge” onde o amado chapéu-fedora sobrevive a uma explosão nuclear se escondendo em uma geladeira. Críticos e fãs concordam que essa tática de sobrevivência é altamente irrealista.
Coincidentemente, os criadores do Fallout: New Vegas também tiveram alguns pensamentos sobre as peripécias na geladeira de Indy, transformando-o em um Easter egg em seu jogo. Se os jogadores vagarem pelo Mojave Wasteland tempo suficiente, eles encontrarão os restos do Indiana Jones presos na geladeira – com seu chapéu fedora – sugerindo que a Guerra Atômica no Fallout foi demais até para a artimanha da geladeira desta vez.
O Easter Egg Real de GTA
No movimento mais meta desta lista, Grand Theft Auto: Vice City apresenta um Easter egg real como seu próprio Easter egg. No extremo norte da cidade, os jogadores podem encontrar o prédio VCN, que abriga o Easter egg. Saltando na plataforma de helicóptero no topo do prédio menor vizinho dá aos jogadores um ponto de vantagem estratégico para pular pela janela mais próxima do prédio da VCN e entrar em uma sala com o Easter egg. (Nota: a janela parece ser de vidro, mas na verdade você pode pular através dela ileso).
Star Wars: The Force Unleashed
Diga uma coisa que os fãs de Star Wars odeiam mais do que Jar Jar Binks. Vamos esperar.
Bem, ao jogar The Force Unleashed, os jogadores podem ver esse Gungan sofrer as consequências em um Easter egg secreto. Tudo o que você precisa fazer é explorar a sala de troféus no nível Imperial Kashyyk do jogo e você encontrará Jar Jar completamente congelado em carbonita. Embora The Force Unleashed não seja considerado canon desde que a Disney assumiu o controle (então isso não é uma indicação do destino oficial de Jar Jar Binks), é divertido sonhar que o Gungan foi finalmente Silenciado para sempre.
Creeper na Caverna!
Por último em nossa lista, tivemos que incluir o Easter egg do Minecraft em Borderlands 2 – uma característica oculta completamente inesperada pelos jogadores.
Sim, a série Borderlands está repleta de Easter eggs, mas este realmente nos deu arrepios (literalmente). Se você se aventurar nas Caustic Caverns, pode se deparar com alguns blocos de diário semelhantes ao Minecraft; atinja esses com um ataque corpo a corpo, e você será emboscado por creepers de todos os lados. Além disso, os jogadores de Borderlands 2 também recebem um segundo Easter egg onde podem encontrar skins de Minecraft para seus personagens – uma adição divertida que os jogadores não tinham ideia de que estaria acontecendo até o lançamento do jogo.
Decoração de Gamer na Uniquadro
Se toda essa conversa sobre games fez você sentir saudades dos seus favoritos, que tal dar uma olhada em nossas coleções de jogos e jogos retrô hoje? De clássicos jogos da Atari como Adventure a Black Ops e Borderlands, temos pôsteres dos jogos mais amados por aí.
Enquanto isso, para mais informações interessantes sobre games, dicas e coisas que você não sabia, continue acompanhando o blog da Uniquadro.