The Nightmare Before Christmas: Um Clássico Cult Absoluto
Um clássico cult absoluto, O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton tem repugnado e encantado o público desde sua estreia em 1993, e acumulou uma legião de fãs ao longo dos anos.
Praticamente sinônimo do Halloween neste ponto (vamos deixar de lado se é um filme de Natal ou não), O Estranho Mundo de Jack é o filme preferido de muitos de nós em dias enevoados de inverno.
Desde o imponente Jack Skellington até o inquietante Dr. Finkelstein, os habitantes da Cidade do Halloween se tornaram nomes conhecidos e queridos. Apesar deste musical sinistro existir há mais de 3 décadas agora (pedimos desculpas se isso te fez sentir velho, pessoal), ainda guarda muitas surpresas em sua manga.
Então, se você está interessado em descobrir os esqueletos à espreita no armário deste filme, continue lendo para descobrir alguns fatos divertidos que você nunca soube sobre O Estranho Mundo de Jack.
O Verdadeiro Diretor
source:
Se você perguntar para a maioria das pessoas quem dirigiu O Estranho Mundo de Jack, você receberá a resposta padrão, “Tim Burton, é claro!” – mas isso não é verdade. Embora o nome de Burton esteja acima do título, ele foi o produtor, não o diretor. Na verdade, foi Henry Selick quem dirigiu o filme, embora poucas pessoas saibam disso.
O Estranho Mundo de Jack foi a estreia de Selick como diretor e o lançou em um caminho de sucesso para dirigir James & The Giant Peach (1996) e Coraline (2009), entre outros.
Jack Sem Olhos
Se você fechar os olhos e imaginar Jack Skellington, você pode ver seu sorriso icônico e suas órbitas escuras e vazias, certo? Mas e se te falássemos que Jack chegou muito perto de ter olhos humanos em vez de buracos de caveira vazios?
Houve uma discussão em andamento entre a Disney e Tim Burton sobre a face de Jack. De acordo com um relatório do Mouseplanet em 2018, Burton revela: “A primeira regra da animação desenhada é ter olhos para expressão. Eu achei que seria ótimo dar vida a esses personagens que não têm olhos”. No entanto, ele acrescentou: “A Disney realmente lutou para que déssemos olhos amigáveis a Jack em vez de buracos escuros, mas não cedemos.”
Nós nos perguntamos como Jack teria sido se tivesse sido dado olhos humanos…
Um Elenco Extenso
Para animação stop-motion, há muitos personagens em O Estranho Mundo de Jack. E cada personagem teve que ser posicionado extremamente cuidadosamente devido à natureza do filme. Para complicar ainda mais, muitos personagens usavam máscaras ou tinham rostos removíveis ou rotativos como parte de seus figurinos (os animadores certamente não facilitaram suas vidas com este filme). No total, há 227 personagens de marionetes feitos à mão que aparecem no filme, desde o Prefeito até Lock, Shock e Barrel.
Para os animadores expressarem emoção, cada marionete tinha vários rostos que eram trocados. O personagem principal, Jack Skellington, na verdade tinha mais de 400 cabeças diferentes para transmitir diferentes expressões faciais e movimentos. Isso é um monte de pequenas faces de esqueleto.
O Vilão Original
Todos nós sabemos que o cômico sarcástico e carismático Oogie Boogie é o vilão em O Estranho Mundo de Jack, desde o início até o momento em que seu corpo de saco se desenrola para revelar uma bagunça cheia de larvas. Mas poucas pessoas sabem o que deveria estar no lugar das larvas. Quer arriscar um palpite?
O final original do filme sugeria que o corpo em forma de saco de Oogie Boogie seria removido para revelar ninguém menos que Dr. Finklestein! Enfurecido pela inveja por causa de Sally passar muito tempo com Jack, Finklestein era suposto ser o cérebro por trás de tudo. No entanto, este final não se encaixava bem, então, no final das contas, foi descartado.
O Filme Tem Origens Poéticas
Como as icônicas linhas de abertura rimadas do filme podem revelar, O Estranho Mundo de Jack foi realmente baseado em um poema. “Era uma vez, muito tempo atrás, mais do que parece agora / Em um lugar que talvez você tenha visto em seus sonhos”… parece familiar?
Antes de Tim Burton ser um animador da Disney, ele escreveu uma recriação poética do conhecido poema tradicional, Uma Visita de São Nicolau: “Era a noite antes do Natal, quando por toda a casa / Nenhuma criatura estava se mexendo, nem mesmo um rato”.”
Burton inicialmente apresentou este poema para a Disney como um filme de animação stop-motion em 1983, mas não deu certo na época.
Trabalho Árduo
A equipe de produção do filme realmente teve muito trabalho pela frente, já que não só precisavam lidar com mais de 200 personagens (cada um com vários rostos), mas filmavam a 24 quadros por segundo.
Se, assim como nós, você não está familiarizado com a linguagem da animação stop-motion, isso significa que os animadores tiveram que posicionar cada personagem um total de 24 vezes apenas para 1 segundo de filme. Que trabalho mental!
O Rato Mickey Faz uma Aparição
Não seria um filme da Disney sem algum tipo de easter egg para os fãs mais dedicados, certo?
Dependendo de quando você assistiu pela última vez ao filme, você pode se lembrar da cena em que duas crianças acordam na manhã de Natal apenas para serem aterrorizadas por alguns brinquedos assustadores diretamente da Cidade do Halloween. Bem, se você observar de perto as roupas das crianças, poderá ver alguns rostos familiares. As crianças estão vestindo pijamas com o Pato Donald e o Mickey Mouse!
Existem Dois Jacks
Você sabia que tecnicamente existem dois Jack Skellingtons diferentes no filme? Ok, na verdade não – mas Jack Skellington foi dublado por dois atores diferentes ao longo do filme.
A voz suave de Jack pertence ao ator americano Chris Sarandon. No entanto, cada vez que Jack começa a cantar, na verdade é a voz do cantor e compositor Danny Elfman que você está ouvindo. Elfman teve grande envolvimento com a parte musical do filme e compôs dez músicas separadas para o filme, também dublando Barrel e o Palhaço com Rosto Removível.
Um Jack de Muitos Ofícios
Outro fato interessante sobre Jack Skellington é que ele teve uma carreira de ator bastante discreta além de O Estranho Mundo de Jack.
Ao longo dos anos, os fãs atentos de Tim Burton e os ávidos espectadores da Disney notaram vislumbres fugazes do Rei Abóbora aparecendo em todos os tipos de lugares inesperados. Assim como Jack fez uma viagem sorrateira para a Cidade do Natal, ele também se aventurou fora de seu filme principal para aparecer em outros filmes da Disney e de Burton.
Jack (ou sua semelhança, pelo menos) foi visto em Coraline, A Princesa e o Sapo, Alice no País das Maravilhas, Procurando Nemo e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça também. Seja para avistar uma mão esquelética ou ver um rosto de caveira ao fundo, se você precisava de uma desculpa para assistir a qualquer um desses filmes novamente, essa é ela.
Mantenha os Pesadelos Vindos com a Uniquadro
Embora o filme dure um pouco mais de uma hora, você pode se envolver no mundo fantástico de Tim Burton pelo tempo que quiser com a Uniquadro. Nossos designs de pôsteres de metal inspirados em O Estranho Mundo de Jack apresentam todas as suas cenas e personagens favoritos – de Oogie Boogie a Sally e Zero – para que você nunca precise deixar a Cidade do Halloween.
Perfeitos para salas de cinema, quartos, áreas de jogos ou salas de estar, nossos pôsteres de metal permitem que você decore seu espaço exatamente como deseja. Escolha seu design favorito e decore suas paredes com um toque de terror para manter os pesadelos vindo!
Para mais curiosidades sobre filmes e inspiração de design, fique de olho no blog da Uniquadro.